segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O que é o câncer

Câncer é uma doença que acontece quando um grupo de células perde as suas características originais e passa a crescer desordenadamente. Essas células se multiplicam mais rapidamente que o tecido original que lhe deu origem e comprimem os órgãos a sua volta, dando sinais e sintomas. Além disso, suas células, as células malignas, têm a capacidade de invadir os tecidos a sua volta e se despregarem, entrarem na corrente sangüínea ou linfática e se alojarem em um tecido distante, o que se chama de metástase. Essa perda de características e controle sobre o crescimento celular pode acontecer em qualquer tecido ou órgão do corpo.
A forma como o câncer vai se manifestar depende basicamente do tipo de célula que sofreu essas alterações e o local ou órgão do corpo onde isso aconteceu. Já as metástases se originam em um lugar e aparecem noutro, mas têm características semelhantes às células do tumor que deu origem a elas. Por exemplo, um câncer de mama pode dar metástase para o pulmão ou cérebro e essas células vão se parecer, em nível microscópico, às do tumor de mama.

As pessoas descobrem que estão com cancer quando sente coisa diferente no seu corpo, como um nódulo, um sangramento anormal ou dor não explicada por uma razão identificável deve procurar um médico da sua confiança para ser examinada.

E mais fácil tratar um cancer precoce mas só se faz exames para detectar precocemente os cânceres que se tratam precocemente causem menos sofrimento e menos risco de morte.
Ter tido um parente próximo com algum câncer confere à pessoa um maior risco de ter aquele tipo de câncer. A isso se chama agregação familiar.
Os tipos de tratamento para cânceres mais comuns são cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Vários tipos de câncer quando detectados e tratados precocemente têm cura, como o câncer de pele ou útero. Mesmo alguns quando detectados em uma fase mais avançada podem ser curados, como o de testículo ou alguns cânceres de crianças. Os tipos mais agressivos são os sarcomas e os melanomas.
Câncer em crianças são muito raros quando comparados com a incidência em adultos. Os dados sobre câncer na infância são muito difíceis de serem compilados. No Brasil, esses dados não representam provavelmente a realidade, além de serem relativamente antigos.

http://www.abcdasaude.com.br/entrevista.php

Nenhum comentário: